segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mitos Sobre o Vegtarianismo!

Quem nunca sofreu ao falar que era vegetariano??

Perguntando como você faz com a proteína ou como faz com o ferro, ou pior se você come só alface e se não tem dó das plantinhas!!

Mas...infelismente ainda tem muitas pessoas mal informadas sobre o real valor de uma dieta vegetariana, ou do real valor nutricional do que realmente come.

O post de hoje está aqui para ajudar-nos a entender um pouco melhor sobre a nutrição de um vegetariano.

Primeiro queria postar um texto muito interessante sobre o mito em relação as proteinas, que é o que o pessoal  mais fala com os vegetarianos, esquecendo que na realidade a dieta do brasileiro é hiperproteíca podendo causar vários danos a saúde! Então na realidade, normalmente uma dieta vegetariana equilibrada é mais equilibrada em proteinas do que a de um carnivoro!

Os 8 principais mitos com relação as proteínas na dieta vegetariana 06 Março 2010


1º Mito - As Proteínas Vegetais são incompletas.

Verdade - alguns alimentos podem conter baixos valores de um ou mias aminoácidos especifico, mas a combinação de diferentes alimentos vegetais fornece todos os aminoácidos necessários em quantidades adequadas.

2º Mito - As proteínas vegetais não são tão boas como as animais.

Verdade - Proteínas vegetais podem ser iguais ou melhores do que proteínas animais. A qualidade depende da fonte da proteína vegetal ou sua combinação.



3º Mito - Diferentes proteínas vegetais precisam ser consumidas na mesma refeição.

Verdade - Os aminoácidos não precisam ser consumidos na mesma refeição e sim ao longo do dia.



4º Mito - Os métodos baseados em animais para determinar os valores de necessidade nutricional de proteínas são adequados para humanos.

Verdade - esses métodos costumam subestimar a qualidade nutricional das proteínas, já que as necessidades de proteínas e a velocidade de utilização delas é muito diferente entre os animais e os seres humanos.



5º Mito - As proteínas vegetais não são bem digeridas.

Verdade - a digestibilidade pode variar de acordo com a fonte e o preparo da proteína vegetal. A digestibilidade da proteína vegetal pode ser tão alta quanto a de produtos de origem animal.



6º Mito - A proteína vegetal não é suficiente, sem a carne, ovo ou derivados do leite, para oferecer as necessidades humanas de aminoácidos.

Verdade - a ingestão de aminoácidos essenciais pode ser tranquilamente atingida utilizando-se apenas as proteínas vegetais ou uma combinação delas com as animais (ovos, leite e derivados).



7º Mito - As proteínas vegetais contêm os seus aminoácidos desbalanceados e isso limita o seu valor nutricional.

Verdade -não há evidências de que esse balanço seja importante. O importante é que todos os aminoácidos sejam ingeridos ao longo do dia.



8º Mito - Existem aminoácidos na carne que não podem ser encontrados em nenhum alimento de origem vegetal.

Verdade - todos os aminoácidos essenciais são encontrados em abundância nos alimentos de origem vegetal.

Texto elaborado por: Eduardo Fraccarolli Buriola

Outra dica que eu queria dar para os vegetarianos que estão cansados desses argumentos, é ler o livro "Alimentação sem Carne" do Dr Erick Slywitch, além de nós informar muito bem onde encontrar todos os nutrientes necessários ainda desmente vários mitos!!

E aqui estão alguns links de sites confiaveis sobre vegetarinos, com muitas dicas, informações e produtos!

http://www.alimentacaosemcarne.com.br/

http://www.svb.org.br/vegetarianismo/

http://www.guiavegano.com.br/

e para completar aqui abaixo eu estou colocando a piramede vegetarina, que pode ajudar a nos guiar na hora das refeições!




Espero que com estas dicas, possamos diminuir o preconceito com a dieta vegetariana e informar aqueles que tenham duvidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário