segunda-feira, 21 de março de 2011

Na semana do aniversário de 1 ano de Alegria, você ganha todo dia!



Faremos vários sorteios no twitter.
Se você ainda não nos segue, a hora é agora! @alegriadecomer
Terça-feira, 22/03: Sorteiro de Batatas Bravas e duas Devassas p/ o mesmo dia.
Quarta-feira, 23/03: Sorteio de um Rodízio de bruschettas p/ o mesmo dia.
Quinta-feira, 24/03: Sorteio de uma sobremesa p/ o mesmo dia.
Sexta-feira, 25/03: Sorteio de uma massa no jantar p/ o mesmo dia.
Sábado, 26/03: Sorteio de um petisco p/ o mesmo dia.
Sábado, 26/03: Sorteio de uma salada p/ o domingo.

Participe! Nos siga no twitter!

Atenção: A promoção Happy Hour Devassa continua!
Na compra de 3 Devassas, a quarta é por conta da casa. (Válido de terça à quinta, de 18h as 23h)

Na quinta-feira, dia 25/03 tem Dj no Alegria! Aguarde informações!!

Aniversário de um ano ALEGRIA

Agradecimento especial à você, cliente Alegria! Aproveite a semana do aniversário para ganhar prêmios no twitter!

segunda-feira, 14 de março de 2011

O Alegria faz um ano!




Há um ano, BH ganhou uma opção bem bacana de alimentação natural: o Restaurante Alegria de Comer Bem localizado no Santo Antônio. O restaurante não é vegetariano (ainda, pois os proprietários tem o objetivo - ou sonho - de conseguir mantê-lo no futuro com um cardápio exclusivamente vegetariano) por servir algumas opções de peixe e frutos do mar, mas a maior parte do seu cardápio é vegetariana e muitos deles são também veganos ou fáceis de "veganizar". Inspirado em diferentes cozinhas internacionais, como a asiática e peruana, o restaurante serve pratos que conquistam o olhar e o paladar.
Venha comemorar com a gente! Um ano de Alegria!!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Adeptos da quaresma entram na onda dos restaurantes naturais, vegetarianos, de peixes e de massas

Matéria capa do Divirta-se, 11/03/2011
Ailton Magioli - EM Cultura


A quaresma é boa oportunidade para quem pretende fugir da tentação da carne. Que o diga o restaurante vegetariano Alegria de Comer Bem, dos irmãos Diana e Heitor Gomide, cujo batismo por si só já faz o diferencial, com o convite ao bem-estar à mesa. Sob comando da chef Ana Paula Salera, a casa do Bairro Santo Antônio oferece cardápio para os adeptos (ou não) da cozinha vegana, atraindo a atenção dos que se mostram dispostos a cumprir o sacrifício da tradição cristã. Restaurantes especializados em cozinha natural, massas e peixes também se tornam boa opção para essa época do ano.


“O mineiro mais tradicional quer torresmo e filé, mas, no geral, as pessoas têm se mostrado abertas aos experimentos gastronômicos”, afirma Diana Gomide. Criada em família vegetariana, ela resolveu levar esse hábito para a sociedade. “A ideia é pegar pratos conhecidos e adequá-los à nossa proposta”, revela a restaurateur, oportunamente graduada em nutrição. Com a ajuda da chef Ana Paula, ela cria pratos individuais que, aos poucos, vão caindo no gosto da clientela. É o caso do risoto negro , à base de arroz mais nutritivo e proteico que o integral. O uso de cogumelo e legumes para completá-lo garante mais proteínas, vitaminas e minerais à mesa.

A panqueca tailandesa , com legumes e cogumelos apimentados, servida com arroz jasmim, é outro hit da casa, assim como pratos à base de soja – eles fazem a clientela duvidar de sua origem, tamanho o prazer de degustar o hambúrguer  e o bolinho à base do grão, servidos nas opções vegana (sem ovo e queijo) e vegetariana (com ovo e queijo). O curioso, conta a chef Ana Paula Salera, é que a maioria dos frequentadores do Alegria de Comer Bem não é adepta da cozinha vegetariana. “Eles vêm para conhecer”, garante. A chef já recebeu pedidos de pratos à base de carne, mas eles não são oferecidos pelo restaurante.
“Recebemos gente de todas as faixas etárias, mas a maioria tem de 30 a 50 anos”, constata Diana Gomide, destacando a presença feminina, que bate recorde. “Se vem o casal, na maioria das vezes é produto da influência da mulher”, repara ela. A casa também trabalha com extensa carta de sucos naturais – entre os mais pedidos está o de limão, inhame e trigo germinado . No cardápio destaca-se ainda o minirrocambole de soja  recheado com creme de tomate seco, acompanhado de museline de mandioca e crocante de mandioca e molho de cogumelo shimeji. “Além de mais saudável, a cozinha vegetariana abre um leque maior de experimentações”, garante a restaurateur.
Risoto negro do Restaurante Alegria de Comer Bem,
boa alternativa para quem quer evitar carne.
• Onde comer

ALEGRIA DE COMER BEM
Rua Congonhas, 510, Santo Antônio. Aberto de terça a quinta-feira, das 18h à meia-noite. Sexta e sábado, das 12h à meia-noite. Domingo, das 12h às 16h. O funcionamento nos feriados é informado no site www.alegriadecomerbem.com.br. Capacidade: 70 pessoas. Informações e reservas: (31) 2511-4168.

Confira matéria na integra: http://bit.ly/gv76kf 

terça-feira, 1 de março de 2011

Comida radicalmente natural





Comida radicalmente natural 
Fonte: Caderno Ciência e Saúde - Jornal O Povo 
Data: 11.07.99 


Com a saúde em dia, o terapeuta corporal Norval Cruz pratica um estilo alimentar raro nos dias de hoje. Não ingere nada industrializado, a maioria das frutas são consumidas in natura e raízes como o inhame e a batata-doce vão - no máximo - ao vapor. 


Como bom baiano, até os 18 anos o terapeuta corporal Norval Cruz era fã de acarajé, feijoada e outros quitutes nada "diets". A mudança radical dos hábitos alimentares veio com os estudos sobre natureza, macrobiótica e a prática esportiva. Defensor da alimentação natural, Norval não come carne e faz de frutas e vegetais a base da alimentação de sua família. "Como bastante fruta, a ata, a banana, o abacate e o abacaxi, in natura. Porque 
suco já é deformação da fruta, pior ainda os enlatados e engarrafados. Passou pela mão do homem, tem que desconfiar". 


Preparador físico, ele recomenda também a ingestão de raízes. "A pessoa deve ficar ligada à terra. É bom comer inhame, macaxeira, batata-doce. Pode ser cru ou a vapor. O alimento na sua composição já traz todos os nutrientes de que o organismo necessita. Não defendo nenhum complemento vitamínico, porque quando se está alimentado pela natureza, não precisa de mais nada". 


A boa forma aos 44 anos também é fruto da prática diária do esporte. Norval corre 15 quilômetros por dia. "Perco cerca de 4 mil calorias por dia nas minhas atividades profissionais e no treinamento. Mas reponho com a alimentação natural, através do sol e do movimento que também é alimento para o corpo e a mente". 


Também não toma remédios, porque, segundo ele, dificilmente fica doente. "O ser humano não veio para ficar doente. Não toma sol e acha que a chuva provoca gripe. Mas as doenças são produto das deficiências imunológicas de quem está distante da natureza e dos alimentos naturais". Norval faz jejum uma vez por mês e já passou 180 dias comendo só frutas e mantendo todas as atividades, inclusive as práticas esportivas. 


Atleta de longa distância, ela já participou de várias provas de maratona, colecionando medalhas e troféus. Os seus próximos desafios serão a meia maratona no Rio de Janeiro, em agosto, e a de Nova Iorque, em novembro. Norval também é consultor em consciência corporal, em um trabalho que envolve hábitos alimentares e movimento numa visão holística. "Desconfio da tecnologia, porque quanto mais distante da terra, mais o homem adoece. Ele 
deve resgatar o movimento, o alimento natural e o contato direto com as ambiências da natureza". 


Norval propõe mais que reeducação alimentar: uma integração da mente com o corpo. "Como o mundo moderno está fechado nos seus ambiente de ar condicionado, arquitetura linear, traz uma tendência da mente a ficar linear, rígida. Porque a cultura do moderno tende a aprisionar, tensionar e a policiar, mais que expandir. É assim que o homem tende mais para a doença que para a saúde". (Ana Cecília Mesquita)


Fonte: http://www.vegetarianismo.com.br